quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Vender é um dom de nascença?

Uma das coisas que mais me irritam é quando me dizem que meus resultados profissionais são decorrentes ao dom de nascença que tenho desde que nasci!

- Vender é um dom de nascença!

Esta é com certeza a frase que mais incomoda porque parece que basta ter uma mistura genética favorável, e pronto... o sucesso está garantido. Como se, como qualquer outra atividade profissional, o vendedor não precisasse se aprimorar e buscar novos conhecimentos constantemente. Eu era um vendedor muito ruim quando eu comecei em vendas, mas eu sempre fui uma pessoa determinada. Enquanto outros iam para happy-hours eu ia para as livrarias comprar livros de vendas, persuasão, psicologia, marketing e comportamento ou qualquer coisa que pudesse me dar vantagens REAIS. E ficava em casa ou no hotel estudando um pouco mais sobre esta atividade. Ainda tenho meus primeiros livros adquiridos na época:

- O maior vendedor do mundo de OG Mandino - Ed. Record - 23ª edição;
- Os 25 erros mais comuns em vendas... e como evitá-los de Stephan Schiffman - Ed. Record - 3ª edição;
- Arte de apresentar idéias novas de Eugene Raudsepp - Ed. da Fundação Getúlio Vargas - 3ª edição.

Tenho hoje uma boa biblioteca e também sempre frequentei cursos, treinamentos, seminários e, sempre que possível, estou em contato com outros colegas de profissão, e profissionais das fábricas que represento, notadamente diretores, gerentes e supervisores, que sempre têm uma nova informação que agrega valor ao nosso conhecimento e atualiza nossa visão de mercado. Aqui vou sempre fazer um agradecimento pessoal ao gerente de nacional de vendas da empresa que represento há alguns anos, o sr. Ramires Goltara, que sempre está disposto a compartilhar seu conhecimento e ajudar aos representantes que querem se aprimorar mais na profissão.

Alguns vendedores nascem com o dom! Não! Isso é lenda urbana! Algumas pessoas nascem com facilidades, outras, a maioria como eu, tem que lutar por cada pequeno resultado! E agradeço por não ter tido facilidade no início de minha carreira em 1994, pois isso permitiu educar-me para o sucesso!

Associar o sucesso ao sobrenatural, pensamento muito comum mas que impede as pessoas de alcançarem suas realizações, visto que muitos vendedores não têm pais vendedores.

Ao invés de aprenderem fazer as coisas acontecerem ficam na expectativa de uma iluminação exterior lhes favoreça o destino.

Prefiro os termos habilidade e arte que permitem desmistificar o segredo do sucesso. Eu entendo o sucesso não como mágica, mas como consequência de algo que faz parte da essência da pessoa. Podemos chamar isso de um dom que a pessoa tem.

Sendo assim parece se tratar de algo que nasce com a pessoa, então se eu não fui agraciado posso esquecer o assunto?

Errado! Ao contrário do que as pessoas pesam, um dom pode ser aprendido, já que se uma pessoa não nasce com este talento natural, pode desenvolvê-lo. Mesmo as habilidades naturais precisam ser aprimoradas, elas não vêm 100% prontas.

Veja o caso da música: algumas pessoas nascem com o ouvido musical, e tem aquela capacidade natural de "tirar" uma música de ouvido. Quando uma música é tocada, elas conseguem saber quais as notas estão sendo executadas e em qual tonalidade o artista gravou aquela obra. Desta forma tem uma facilidade maior para aprender a tocar instrumentos musicais, compor e também cantar afinado. Mas o fato da pessoa ter este dom para a música, não significa que ela será um grande músico. Terá que estudar bastante e  aprender as técnicas musicais para desenvolver este dom.

Da mesma forma tem as pessoas que não tem o ouvido musical, ou o talento natural, mas viram excelentes músicos, muitas vezes até melhores do aqueles que têm o tal dom, mas que não têm disposição para desenvolvê-los ao máximo.

Então o que importa é aprender e desenvolver o dom.

Parece, então, que quem nasce com o dom tem uma certa vantagem. Sim e não já que o nascimento é o início da vida.

Se fizermos uma relação com corrida de carros, quem nasce com o dom larga na 1ª fila, mas isso não garante que irá vencer a corrida. Chegará na frente aquele que se dedicou mais em desenvolver suas habilidades e se tornou mais competente que os demais competidores.


Dom
Ou talento nato. É a capacidade que temos desde o nascimento, que nos conduz a um desempenho satisfatório seja no quesito aprendizado como na realização de habilidades. Podemos dar como exemplo de talento, a arte de negociar, de se comunicar, de criar. O talento facilita o aprendizado e a execução das atividades.

Habilidade
É a capacidade técnica para realizar determinada tarefa, desenvolvida a partir de teorias e práticas. Exemplo, usar computador, dirigir automóvel. Muitas profissões são realizadas graças às habilidades, que nada mais é que a soma do conhecimento e da experiência. A habilidade não pode ser considerado um dom, pois computadores podem ser programados com habilidades substituir o trabalho do Homem.

Competências
É resultado da soma das habilidades e talentos pessoais, que propicia resultados superiores aos obtidos por pessoas que possuem apenas o talento ou a habilidade. Neste caso, podemos citar como exemplo, corredor de kart que possui habilidades para dirigir carros com talento natural para disputar competições.

O Dream Team foi a seleção de basquetebol dos Estados Unidos que foi campeã da Olimpíada de Barcelona em 1992. Esse time era formado por grandes astros da NBA e foi o grande campeão, sem pedir nenhum tempo, invicto durante todo o torneio e com uma diferença de, no mínimo, 32 pontos.

Pos. # Nome Altura Peso Time
AP 4 Christian Laettner 2.11 m 107 kg Duke University
P 5 David Robinson 2.16 m 107 kg San Antonio Spurs
P 6 Patrick Ewing 2.13 m 110 kg New York Knicks
A 7 Larry Bird 2.06 m 100 kg Boston Celtics
A 8 Scottie Pippen 2.01 m 95 kg Chicago Bulls
AA 9 Michael Jordan 1.98 m 91 kg Chicago Bulls
AA 10 Clyde Drexler 2.01 m 100 kg Portland Trail Blazers
AP 11 Karl Malone 2.06 m 116 kg Utah Jazz
AR 12 John Stockton 1.85 m 79 kg Utah Jazz
A 13 Chris Mullin 2.01 m 98 kg Golden State Warriors
AP 14 Charles Barkley 1.98 m 110 kg Phoenix Suns
AR 15 Magic Johnson 2.06 m 100 kg Los Angeles Lakers

Se a altura seria um dom natural dos jogadores de basquete, o armador John Stockton teve que desenvolver outras habilidades para se destacar neste esporte e ser considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos em sua posição.

Stockton é considerado um dos maiores armadores da história do esporte, detendo o recorde da NBA de mais assistências e roubadas de bola por largas vantagens. Foi 10 vezes votado para o NBA All-Star Game e 11 vezes incluído no All-NBA Team, Stockton liderou a NBA em assistências por nove temporadas consecutivas e, até hoje, é o jogador que mais distribuiu assistências na história da liga, com 15.806 — quase 4.000 a mais que o segundo colocado, Jason Kidd.

Stockton integrou o lendário Dream Team dos Estados Unidos que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1992. Viria a conquistar a sua segunda medalha de ouro olímpica nos Jogos Olímpicos de 1996. O armador foi induzido no Hall da Fama do Basquete em 2009.


As palavras, TALENTO e APTIDÃO, são sinônimos de DOM, e para especificar :

- Talento é palavra de origem latina, é a inclinação natural de uma pessoa a realizar determinada atividade. O talento facilita o sucesso nesta atividade. A palavra tem origem no Cristianismo, é uma referência à Parábola dos Talentos. Na parábola, um homem entrega a três servos, respectivamente, cinco talentos, dois talentos e um talento; os dois primeiros investiram o dinheiro e dobraram o capital, porém o terceiro enterrou o talento e o devolveu ao seu senhor. Os dois primeiros recebem elogios, mas o terceiro é punido

- Aptidão é o valor adaptativo de um fenótipo é uma medida simples de sucesso reprodutivo, onde aqueles que sobrevivem e produzem maior número de prole capaz de se reproduzir, garantem a manutenção do pool gênico da sua população.O valor adaptativo de um fenótipo é uma medida simples de sucesso reprodutivo, onde aqueles que sobrevivem e produzem maior número de prole capaz de se reproduzir, garantem a manutenção do pool gênico da sua população. (fonte:Wikipédia)

Assim sendo, cada indivíduo possui aptidões (predisposição genética) e Talentos (capacidade inata), mesmo entre irmão é raro que ambos tenham as mesmas aptidões e talentos idênticos ou 100% compatíveis.

Portanto, em minha avaliação, todos possuímos uma PREDISPOSIÇÃO para o sucesso , SE, desenvolvermos as HABILIDADES necessárias para que este talento e aptidão sejam devidamente aproveitados e estimulados, mas hoje em dia, os talentos, pelo menos no Brasil, são massacrados desde cedo.

Como disse, todos podemos trabalhar a nossa COMPETÊNCIA, mas nem todos vão chegar a EXCELÊNCIA, não podemos negar a existência de Steve Jobs ou Bill Gates, só vou citar estes dois, pois são unanimidades e se avaliarmos a historia por trás de ambos, veremos que vai muito além da competência. Assim chegamos a outro ponto de discordância:

Todos nós somos capazes de desenvolver as habilidades necessárias para sermos competentes em alguma atividade produtiva necessária a sobrevivência de nossa espécie ou grupo, mas sempre haverá aqueles que possuem um algo a mais, "um Dom ou Talento especial", mas o que importa realmente é como esta característica especial é usada.

Os DONS, TALENTOS E APTIDÕES não são impostos pela sociedade, eles são heranças genéticos, você herda um pequeno cromossomo da sua mãe, que veio de seu bisavó, que predispõe seu cérebro a usar mais o lado direito que o esquerdo, pronto, você terá uma ampla facilidade pra pensamentos racionais, ou será ótimo em abstrações, ou terá uma memoria acima da media, ou facilidade com matemática financeira, ou será um poliglota fantástico.(apenas um exemplo)

Cabe a você reconhecer estes Dons e desenvolver as HABILIDADES necessárias a se tornar competente, mas com esta pequena predisposição genética, existe uma chance bem maior de que você conquiste a excelência no que faz, se descobrir que DOM é este, coisa que muitos não sabem. Mesmo assim, você não será um prodígio em outras coisas, provavelmente será um idiota com relação as mulheres se não aprender a jogar, um jogador futebol mediano, mesmo que treine muito, etc, etc, etc. Por falar nisso, sabiam que o Messi tem uma versão "branda de altismo", isso o tornou o melhor jogador de futebol do mundo, pois ele tem o potencial de concentração e repetição de ações muito acima da media, portanto ele cria menos que o Neymar, mas quase não erra quando uma situação similar surge, portando, é goooolllllll. (só p/ ilustrar)

O problema, não está nas heranças genéticas, mas nas outras heranças que nos são passadas pelo mundo em que vivemos.

Se me perguntarem, como superar toda esta herança "imposta socialmente", minha resposta vem de um grande imperador romano, Marcus Aurelius, todo mundo conhece, pois é o mesmo do filme "Gladiador": "Compete a você."

Nenhum comentário:

Postar um comentário