sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

15 Perguntas que podem ajudá-lo a melhorar a sua estratégia e ter um ano bem melhor.


6a00d8341c5aa953ef01543913b5e2970c-800wiEstamos todos a nos preparar para iniciar um novo ano, fazemos juras de melhorar isso ou aquilo, fazemos promessas de corrigir este ou aquele erro, garantimos que vamos começar a mudar uma série de coisas que acreditamos que não deram certo em 2011 mas que em 2012 finalmente iremos conseguir mudar.

OK. Já que estamos numa de fazer uma análise e retrospectiva do que aconteceu e do que poderá acontecer de bom, deixo-vos 15 questões que o farão pensar e questionar a sua estratégia para o novo ano que se inicia em breve. As perguntas estarão divididas em 3 categorias para que assim possa escolher a qual delas vai responder primeiro.

QUESTÕES SOBRE A SUA ATITUDE
1 – É apaixonado pelo trabalho que faz?Somente os que amam o que fazem fazem-no bem. Quando amamos o que fazemos temos a garantia que temos uma atitude positiva, que transmitimos confiança para os nossos colegas e clientes.

2 – Os que o rodeiam são seus salva-vidas ou sugadores de energia?A sua empresa, colegas, família e amigos são seus salva-vidas e lhe ajuda a seguir em frente na sua missão, ou são todos uns sugadores de energia que só lhe impedem de progredir?

3 – Quer ser muito parecido com as pessoas com que se dá?Já a minha mãe dizia que “Quem com porcos se mistura, farelo come.” Se quer ser uma pessoa de sucesso na sua carreira profissional, sabe dizer-me se as pessoas com quem se dá, são o ideal que quer atingir?

4 – É reconhecido como um “EXPERT” na sua industria?As pessoas e empresas da sua indústria reconhecem que você é o “TAL”? Lembra-se do filme The Matrix onde o Orfeus tinha uma fé cega que o Neo era o “The One” que iria mudar tudo? Os seus clientes e a sua concorrência reconhecem que é o “TAL”?

5 – Assume a responsabilidade sobre as suas acções?Passa o tempo todo a reclamar que a culpa de não conseguir uma ordem de compra é culpa do seu cliente que não decide, do Marketing que não te passa boas leads ou do seu chefe que não tem dinheiro para lhe mandar a formações de venda? Sabe que todo o dinheiro que uma empresa tem, passa obrigatoriamente pela equipa de vendas? As empresas e os clientes não estão para aturar pessoas que passam o tempo inteiro a reclamar que a “culpa é deste ou daquele”. O que a empresa quer é que você resolva os problemas dos clientes e os seus clientes querem que a empresa resolva os problemas que eles têm. Só você pode fazer isso.

QUESTÕES SOBRE O FOCO
6 – Acredita que tem as competências, conhecimento e força para ser um vendedor de sucesso?Se não acredita em si, então ninguém irá acreditar. Verdade de “La Palisse”.

7 – Quando foi a última que tentou algo de novo pela primeira vez?Esta é a pergunta dos 10 milhões de euros para qualquer pessoa na profissão de vendedor. Se você não aprender algo de novo todos os dias, então está morto. Quantas técnicas novas aprendeu em 2011 e quantas vai aprender ou procurar aprender em 2012?

8 – Quantos objectivos conseguiu atingir em 2011?Eles foram escritos, controlados e suprimidos? Se não foram, então não eram objectivos. Eram meras intenções. E de boas intenções o inferno está cheio.

9 – O seu foco está totalmente orientado para o seu cliente em primeiro lugar?Conhece os seus clientes como a palma da sua mão? Sabe exactamente o que eles querem, quando e como querem? Veja bem que eu disse “Exactamente o que eles querem” não o que VOCÊ quer que dizer a eles. O vendedor de sucesso sabe isso SEMPRE!

10 – Qual o seu foco no seu plano de carreira e quão focado está em atingir o topo?Todo vendedor de sucesso tem sempre o foco no seu objectivo final e trabalha todos os dias para o atingir. Na profissão de vendedor um dos meios para atingir o topo é fazer muita prospecção, reuniões e fechar bons negócios. Sempre que fizer estes 3 simples passos, está no bom caminho para atingir os seus objectivos de carreira.

QUESTÕES SOBRE O SEU TRABALHO
11 – Qual o seu grau de atenção as oportunidades que o mercado apresenta?Consegue ver uma boa oportunidade de negócio em qualquer esquina que cruza a caminho de casa ou está mais preocupado com o que vai acontecer no capítulo da novela das oito ou o que está a acontecer na casa do “Big Brother”? Sabe o que um vendedor medíocre diz de um vendedor de sucesso? Que ele tem a sorte de estar sempre no lugar certo na hora certa. Você só tem que levantar a bunda da cadeira e ir a luta para ser tão bom ou melhor que os outros.

12 – Comete muitos erros? Falha muitas vezes em muitas coisas?Perfeito. Diz o ditado que quem trabalha muito erra muito. Que não faz a nada, nunca erra. Quando erra, falha ou tropeça, ganha uma oportunidade única de aprender com o erro e melhorar. Somente quando saímos da nossa zona de conforto é que avançamos para atingir o sucesso.

13 – Qual os riscos que está assumir?Já viu que um atleta de alta competição está sempre a querer melhorar? Se pratica corrida, quer fazer o mesmo percurso no menor tempo possível, se é ciclista que pedalar mais rápido que os seus concorrentes, se é alpinista que subir a maior montanha do mundo antes dos outros. No entanto já viu alguma notícia no jornal sobre um atleta de alta competição que não melhorou em nada a sua performance? Corra riscos ou será riscado do mapa.

14 – Desistiu de algum objectivo durante 2011?Sabia que Thomas Edison falhou 1000 de vezes antes de conseguir inventar a lâmpada? Sabe o que ele disse: “descobri 1000 caminhos que não devo seguir”. Uma universidade americana fez um estudo e diz que 85% dos clientes só compram a partir do 5º contacto com um vendedor, e que geralmente um vendedor desiste de um novo cliente ao 4º encontro. Alguns vendedores que conheci no meu percurso profissional, desistiram logo a seguir ao primeiro “NÃO”.

15 – Está activamente a colocar novas ideias em acção ou somente a coloca-las na prateleira?Thomas Edison também afirmou que “Ter uma estratégia sem execução é uma alucinação”. Ao delinear a sua estratégia deve logo a seguir colocar estas ideias em acção. Somente com a execução delas é que se tornará uma estrela. Esta é a altura ideal para tomar as decisões que faram o seu ano de 2012 o melhor ou o pior ano.

Desafie os seus limites e atinja os seus objectivos para 2012.
Pense nisso e bom ano e boas vendas.

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