Vocês já ouviram falar do conceito "Vendas Relacionais"?
Se trata de um conceito novo de vendas onde a relação vendedor x
comprador/consumidor vem antes da transação.
Certamente vocês já ouviram a expressão: "Fulano é ótimo vendedor.
Vende neve até para esquimó!" ou "Este cara é tão bom em vendas
que consegue vender até cobertor na praia!". Estes são exemplos
antigos quando o que importava era a transação comercial. Estes
vendedores não se importavam se o cobertor teria alguma serventia
na praia ou se o esquimó precisaria de mais neve. Eles queriam
vender, vender e vender. Afinal eles tinham metas! Se ele (o
comprador) conseguiria passar aquilo prá frente, era problema
dele! Foi o grande momento dos vendedores bola de cristal.
Este era o modelo transacional, onde a transação era o objetivo
único.
Com o aumento da concorrência, acesso à informação, globalização,
etc o comprador tem outras opções de comprar produtos similares
aos seus e aquele seu argumento infalível que fechava qualquer
pedido pode não ser mais suficiente. A venda de alto impacto,
aquela com base na agressividade, manipulação e técnicas de
negociação não está morta, mas deveria estar.
Mas se temos cada vez mais concorrentes, clientes mais
exigentes/informados e uma pressão maior por resultados, então
precisamos também de adotar novas atitudes, desenvolver novas
competências e entender as melhores formas de conquistar novos e
manter clientes.
Neste contexto surge o conceito Vendas Relacionais onde sempre o
que vem primeiro é a relação que temos com nossos clientes. Aqui o
mais importante é ouvir e estabelecer uma relação de boa sintonia
com o cliente e realmente se importar com a dificuldade dele e
mostrar como nossos produtos passarão a ser soluções para ele.
Vejam estes exemplos abaixo:
- Eu fico impressionado como ainda têm vários vendedores que
tentam forçar (empurrar) coisas para cima dos lojistas. Ou seja,
para este vendedor o importante é ele bater sua meta. Ontem eu
estava aguardando um colega terminar seu "trabalho" (da forma como
descrevi acima) e me lembrei que, outro dia, ele me disse que
gostava muito pescar nos finais de semana, então fiquei pensando,
será que quando ele vai pescar ele coloca no anzol o que ele
gosta, uma picanha por exemplo, ou oferece ao peixe uma minhoca?
Outro exemplo:
- Atualmente o lema implantado na mente do consumidor é: "Preço é
tudo!". Eu digo: pode ser se o produto e o atendimento forem os
mesmos. Para um profissional qualificado esse lema cai sem maiores
esforços. Como precisamos minar todas as "estratégias" dos
concorrentes, precisamos vencer essa guerra de preços; não com
preços mais baixos, mas investindo no relacionamento com o
cliente. Quando você realmente cria um relacionamento
verdadeiro com o cliente a negociação acontece de forma mais
natural. Até porque você irá captar os sinais de compra mais
facilmente, já que você estará ouvindo e o comprador falando. Isso
irá criar empatia com o cliente (também conhecido como rapport em
francês).
Rapport é um conceito do ramo da psicologia que significa uma
técnica usada para criar uma ligação de sintonia e empatia com
outra pessoa. Esta palavra tem origem no termo em francês
rapporter que significa "trazer de volta". O rapport ocorre quando
existe uma sensação de sincronização entre duas ou mais pessoas,
porque elas se relacionam de forma agradável. A nível teórico, o
rapport inclui três componentes comportamentais: atenção mútua,
positividade mútua e coordenação. O rapport tem grande relevância
no mundo empresarial, sendo muitas vezes usado estrategicamente em
processos de negociação e vendas. No rapport, uma pessoa mostra
interesse na opinião e nos pensamentos do outro, uma atitude que
funciona como facilitadora de qualquer negociação.
- No modelo de venda transacional há interesse somente na venda,
enquanto na Venda Relacional mostra-se interessado pelo cliente e
busca necessidades;
- Na venda transacional oferece seus produtos e serviços –
Pergunta para vender produtos e serviços. Na Venda Relacional faz
perguntas certas para levantar necessidades e problemas para
encontrar uma estratégia de abordagem assertiva.
- Enquanto na venda transacional cria-se um relacionamento de
ocasião (atitude oportunista), na Venda Relacional busca-se um
relacionamento comercial de longo prazo. Preserva a confiança e reputação profissional. E estabelece uma relação ganha-ganha.
Quem ganhou naquela transação em que os esquimós compraram neve?
A Venda Relacional é a chave da diferenciação em mercados
altamente competitivos. Ela representa uma obsessão com a
qualidade e com a satisfação do cliente. Ela reflete um alto grau
de profissionalismo e o foco principal é em relacionamentos, e não
em transações.
Preço não é tudo!
E antes que eu me esqueça... Não se preocupem com a concorrência.
É necessário que ela exista para que se estabeleça a LIDERANÇA!
Boas vendas!
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